Minha Equipe (:

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... E se saudade matasse ??

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dia 3: 21/01/2010


Hoje, como todos os dias, foi mais uma correria. Haviam levantamentos a serem feitos, liberação de "paredes deslizantes"; enfim, vários processos avançaram em parte a obra.
Como Dantas estava tendo muito trabalho, já que o primeiro trecho, que termina no quilômetro 45 estava quase que 100% escavado, mais pessoas com noções em Topografia seriam necessárias. Dantas não teria condições de dar conta de tudo. É Caixa de Empréstimo aqui, Aterro ali, Reaterro, Jazida, etc.
Para ajudar a equipe topográfica, mais auxiliares foram contratados: Jairo, de Salvador, Caio, de Paulo Afonso; e Berg, de Delmiro Gouveia. Daí, como a disponibilidade dos carros ficou escassa, e ainda tinha a "minha pessoa" ocupando espaço, um dos carros foi repassado para Marcos, enquanto que, com Dantas, somente eu, Samuel e Antoniel estaríamos.

De acordo com o percurso de cada dia, nosso primeiro ponto de parada foi na Ponte Canal 5, onde estava havendo a delimitação do terreno e regularização da transição de jusante da Ponte e posterior aplicação de Concreto magro (5cm de espessura).

Regularização da locação da transição de jusante da Ponte Canal 05

Regularização da transição da jusante da Ponte Canal 05

Dando continuidade, nossa próxima parada foi no Canal Retangular 04, este com uma grande profundidade escavado em rocha. No R-04 está havendo perfuração nas rochas mais resistentes com a utilização da máquina Rocke, que perfura as rochas e depois, na rocha, explosivos são introduzidos para detonações.
Máquina de perfuração em Rochas: Rocke

Mais uma obra-de-arte estava concluída, a Comporta 04. As transições de montante e jusante desta, assim como todas as transições de Travessias e Canais Retangulares são feitas de Concreto de 2° Estágio.

Jusante da Comporta 04

Estagiária na Comporta 04, já concluída

Pouco mais a frente, houveram escavações na montante e jusante da TR-03, que como as demais Travessias tem 70m.

Passando por todo o trecho da primeira etapa, em um dos últimos bueiros projetados, o BSTC (Bueiro Simples Tubular de Concreto) da E2205, já estava com suas manilhas sendo assentadas.

Após um grande passeio pelos 45km, chegou a hora do almoço.

No retorno, fomos verificar o deslizamento0 das paredes da TR-02, que já haviam sido liberadas pelo Técnico Jorildo. Nesta Frente de Serviço, o Jorildo tem Tenório e Rosildo como auxiliares. Rosildo fica na Central de Concreto, fiscalizando a produção de concreto e controle de Betoneiras que encaminham o concreto até o local de liberação; enquanto Tenório fica no local de execução da obra, anotando e conferindo a os horários de liberação, o volume da fôrma, o traço do concreto e sua resistência característica.

Estagiária e Auxiliar Técnico Tenório

No ambiente da obra-de-arte, haviam as "fôrmas deslizantes", que já estavam subindo, os andaimes que sustentam o peso do pessoal que espalha o concreto e outros equipamentos. O concreto era despejado na laje sobre o andaime e sendo repassado para as fôrmas, preenchendo os vazios com ajuda de vibradores. As fôrmas, como em projeto, eram erguidas em formato retangular. Acima das fôrmas, Macacos Hidráulicos eram utilizados presos a estas fôrmas. No momento de deslizamento, uma forte pressão era imposta aos Macacos por mangueiras, fazendo-os aplicar força contrária ao sentido de deslizamento, levantando as fôrmas igualmente, com as paredes adquirindo resistência rapidamente.

Operários em execução de deslizamento de fôrmas

Macacos Hidráulicos sobre as fôrmas interligados por mangueiras de pressão

Sendo uma Travessia sob Rodovia, a TR-02, bem como a TR-01 e as demais, é projetada com uma parede retangular a mais, no centro das extremidades da Travessia. A Projeção da Estrutura é feita deste modo pois na Rodovia passam automóveis de alto peso, e estes exercem forte pressão sobre a estrutura. A parede no centro da Travessia acrescenta sustentabilidade.

Estagiária acompanhando o deslizamento de paredes da TR-02

No fundo de Canal Trapezoidal que vai da E1484 até a E1495+15 (235m), espaço esse onde haverá sistema de drenagem, ainda faltavam algumas medições de cotas de lado esquerdo e direito, e altura média para adição de brita. Essas medições devem ser feitas por Dantas, que é Fiscal Topográfico da Hidroconsult e um Encarregado da Construtora Queiroz Galvão. Antes destas medições, pequenas estacas delimitam essas cotas e a altura a nível topográfico, tudo isso retirado de projetos. Todavia, como no local haviam borrachudos e assim não poderia ser executado o dreno, não sem regularização, houveram alterações nos valores medidos. Já em locais sem borrachudos, as medidas estavam de acordo. Todas as cotas e alturas foram anotadas, de estaca a estaca.

Técnico da Hidroconsult e Encarregado da Queiroz Galvão
medindo cotas laterais e altura de fundo do Canal
para aplicação de Bica Corrida

Na E1493, lado esquerdo, devido à detonações que antes houveram em locais próximos, havia uma superlargura no talude. Essa superlargura ia da E1493 à E1494+2,4.

Superlargura do lado esquerdo do Canal

Planilha de Controle

Em torno das 14h, a caminho da TR-03, ao passar pela E1729+2, onde encontra-se o BSCC (Bueiro Simples Celular de Concreto) já haviam iniciado o processo de Cura do Concreto da laje do Bueiro.