Minha Equipe (:

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... E se saudade matasse ??

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dia 5: 25/01/2010

Segunda-feira, início de semana... muita coisa pra acontecer.
No normal, a partir de hoje eu iria acompanhar o Técnico Carlos Cruz, mas como era seu dia de folga, continuei com Dantas. Hoje seria meu último dia em supervisão aos Levantamentos Topográficos.

Pela manhã, chegamos a estaca E2250 e visualizamos que a cerca nos lados do Canal ainda estava em execução, quanto que a cerca da E2226 já havia sido concluída em ambos os lados.

Na volta, vimos que estavam perfurando rochas, bem próximo a E2001, para imposição de explosivos, que seriam detonados mais tarde. Achei muito interessante e Dantas me levou ao fundo do Canal para ver como os operários fazem isso.
É extranho, mas lógico. A perfuratriz faz furos nas rochas, e então os explosivos são postos nesses furos, e em outros pontos delimitados. Além disso, todos os explosivos são interligados um "cabo" fino e de aspecto borrachudo.

Importante: O furo feito nos locais onde haverão explosivos possuem entre 1m ou 1,5m; e quando esses são impostos, o espaço aberto é recoberto por terra.

Operadores de explosivos a fundo

Explosivo sendo depositado no local perfurado

Finalmente, completando as fiscalizações da manhã, vimos que para a construção do Bueiro Duplo BDCC da E1969+5 já haviam sido feitas as escavações.

Aproximadamente 10:30h, tive de ausentar-me para resolver assuntos pessoais, voltando na parte da tarde.

Durante a tarde, ficamos todo o tempo no R-03. Lá havia liberação de concreto nas fôrmas deslizantes no módulo 05.

Deslizamento das paredes do módulo 05

Em todas as obras-de-arte, o modelo de "paredes deslizantes" é o mesmo: há a armação, a montagem das fôrmas, os macacos hidráulicos, e por fim, a liberação do concreto armado.

Visto que as paredes estavam quase 100% concluídas, era necessário um guincho transportasse concreto da betoneira ao local onde seria necessário.

Caminhão-Betoneira despejando concreto

Transporte do concreto ao local de uso

Eu, a Estagiária, pessoa ou criatura menos curiosa do mundo, fui ao módulo 05 e vi vários andaimes, madeira, ferro, entre outros, materiais esses para acesso direto à obra.

Estagiária no deslizamento das paredes do módulo 05 do R-03

Observando boa parte deste deslizamento, foi, aos poucos, tornando-se visível que, durante o deslizamento, a parte interna e externa da parede estava com um desvio em sua estrutura, o que a deixava meio curva. Todavia, como a armação da parte interna da parede possui mais aço que a parte externa, o que a torna mais resistente, não haveria complicação, lembrando que a força da água que passará pelo Canal provocará pressão na parte interna.

Em mais um momento 'CURIOSIDADE', vi que ao longo das estacas, decrescendo, em uma distância de aproximadamente 100m do local do R-03, havia a parte concluída da obra, até os dias atuais. Parte esta sendo o Canal trapezoidal.
Chamei Samuel, que estava conosco, e fomos até o ponto final, o ponto onde a obra havia parado, por assim dizer, em termos de ordem sequencial de obras.

Ponto concluído do Canal

Estagiária no ponto concluído do Canal

E então o tempo passou e meu horário de partida chegou.


Como meu último dia acompanhando o trabalho do Técnico Dantas, logo após cinco dias de muito aprendizado, deixo aqui registrado meu MUITO OBRIGADA!, de coração, a Dantas. Digo também que você é um grande profissional e admiro muito seu conhecimento, sua sabedoria e os mais importantes, sua paciência e humildade para comigo. Mais uma vez, muito obrigada.

Dedico a você Dantas, esta frase:
"Mais importante que adquirir uma grande sabedoria é a humildade na hora de transmití-la.'' Autor Desconhecido

Dia 4: 22/01/2010

Hoje, sexta-feira, fim de semana começando e carga horária menor, a movimentação na obra é um pouco mais intensa; uma vez que o pessoal busca acelerar o andamento da mesma, mesmo que mínimo, para que o serviço a fazer no sábado seja mais ameno.

No nosso percurso, a primeira parada foi no R-03, onde houve liberação da fôrma deslizante no módulo 05, que vai da E1436 à E1437 e contendo 50m³ de volume.

Ao passar do dia, comecei a passar mal, sentindo-me desconfortável. Então, conversei com Dantas e ele não se importou em deixar-me dentro do carro, quieta, para ver se ficava melhor.
Estávamos próximo ao Britador, pois Dantas e sua equipe estavam fazendo Levantamento Topográfico do lado direito da escavação da Caixa de Empréstimo 34 (E1893 - E1889), e como estavam próximos, seguiram para o Levantamento do lado direito da escavação da Caixa de Empréstimo 35 (E1932 - E1939+6).

Vista de Caçambas, o lado direito do Canal e de fundo, o Britador

Já no fim da manhã, o Engenheiro Benedito, que estava verificando o andamento das obras, viu Dantas e parou para conversarem. Achando extranho o fato de eu não estar acompanhando os levantamentos, Dantas explicou minha situação e o Engenheiro achou que eu devia ir para casa. Ele veio até mim, perguntou se eu estava bem ou se eu queria ir pra casa, mas eu estava bem, só preferia ficar quieta.

Acreditando que não havia mais o que eu teria para aprender na parte de Topografia*, o Engenheiro Benedito pediu que eu o acompanhasse. Peguei minhas coisas e o segui.
Como apartir da semana que vem eu acompanharia o Técnico em Mecânica dos Solos Carlos Cruz, o Engenheiro Benedito achou que eu deveria familiarizar-me com os equipamentos da Terraplenagem, o que inclui as máquinas, os materiais, entre outros. Então, demos um passeio pela Terraplenagem e ele foi me explicando a função de cada uma. Afirmo que me foi confuso, porque a diferença entre certas máquinas era quase mínima, mas consegui absorver tudo o que me foi dito.

* Complementando o comentário sobre a Topografia: Na verdade, não é que não haja mais o que aprender, mas que o processo básico de como a Equipe funciona, o que fazem e o quão importante a Topografia é para qualquer Construção Civil já havia sido passada para mim.

Ao fim, seguimos para o Escritório. Hora do almoço.

Na parte da tarde, no decorrer do trecho onde estava havendo a execução do dreno, o mesmo já estava concluído da E1460+10 à E1470 e da E1474 à E1484; já entre a E1470 e E1477, o sistema de drenagem ainda estava em execução.
Como houveram alguns locais onde haviam borrachudos, como entre a E1484 e E1495+15, este medido ontem, hoje os operários estavam regularizando o fundo do Canal com aplicação de bica corrida.

Observações:

~~ Excesso de umidade forma borrachudos e dificulta a compactação do solo, podendo ocorrer trincagem fina ao secar.
~~ Bica Corrida: Material exclusivamente de produtos de britagem que não possui, normalmente, uma granulometria definida. É usado como material de base ou sub-base para pavimentação de estradas e pisos de concreto. Sua composição está vinculada ao tipo de rocha. (por: Brasitalia)