Minha Equipe (:

Minha Equipe (:
... E se saudade matasse ??

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CANAL DO SERTÃO ALAGOANO

Secretaria de Estado de Infraestrutura promove vídeo interativo sobre obra do Canal do Sertão, bem como os avanços já obtidos.

CTRL C - CTRL V ~ Dilma deve vir ao Estado entregar o Canal

   "A gente sofreu muito no ano passado, tivemos muito trabalho com projetos e também com o Tribunal de Contas. Então ver como as obras do Canal do Sertão estão avançando, já com data definida para a inauguração, lavei a alma ao ver 1.080 trabalhadores pegados com a obra. Em dezembro, quero ver água jorrando no Canal do Sertão", afirmou o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, em visita ao Canal do Sertão, dia 20 de março.

   Segundo ele, a presidenta Dilma deverá vir pessoalmente para a inauguração das duas etapas da obra e que espera, na ocasião, inaugurar também o perímetro de irrigação de Pariconha. Durante a visita, Fernando Bezerra anunciou mais recursos para a compra de transformadores de energia para fazer o bombeamento de água para as comunidades que serão atendidas.

   Até agora, o governo liberou R$ 540 milhões para a obra, que tem 70 km de extensão, dos quais 20 km foram concluídos. A meta do Canal do Sertão é levar água do Rio São Francisco para moradores de 42 municípios sertanejos que não são banhados pelo rio.

   O governador Teotonio Vilela Filho afirmou que a obra é a maior já feita pelo governo federal em Alagoas. "Temos de agradecer à presidente Dilma e a esse ministro sertanejo, que sabe o quanto os sertanejos precisam da ajuda federal. Agradeço pelas decisões tomadas na visita à obra, enquanto conversava com os trabalhadores desta obra, que está sendo construída com velocidade e competência que vai levar água para um milhão de alagoanos, não só para beber mas também para a agricultura, para a criação de animais e peixes", ressaltou o governador.

CTRL C - CTRL V ~ IMA comemora o Dia Mundial da Água no sertão alagoano

   O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi comemorado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em pleno sertão alagoano. As atividades foram concentradas nos povoados Tingui e Alto dos Coelhos, zona rural de Água Branca, localizados próximo ao Canal do Sertão.
 
   "Resolvemos fazer diversas atividades no sertão, mas com um foco principal que é levar informação à população. O local foi escolhido por causa da recente criação de mais uma Unidade de Conservação Estadual, a presença de uma das mais importantes obras do Estado, que é o Canal do Sertão, e também por causa do desafio que temos de preservar o que nos resta da biodiversidade e garantir o desenvolvimento", explica Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Fonte: Aqui Acontece

CTRL C - CTRL V ~ Governador e ministro visitam obras em Delmiro Gouveia


Teotônio Vilela e Fernando Bezerra visitaram obras do Canal do Sertão na terça-feira (20/03/2012)


O governador Teotonio Vilela recebe o ministro Fernando Bezerra na terça durante visita ao Canal do Sertão


   O Governador Teotonio Vilela Filho cumpre agenda, na terça-feira, 20 de março, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em visita ao Canal do Sertão. O ministro chegou ao município de Delmiro Gouveia às nove da manhã e fez um sobrevoo pelas obras. Em seguida, por volta das dez horas, a comitiva foi até o canteiro de obras, na localidade de Alto dos Coelhos, onde cerca de 200 trabalhadores atuam na construção.

   Após a visita, o governador e o ministro se reuniram no local, onde discutiram questões como o andamento, os recursos e as dificuldades de execução da obra. O senador Benedito de Lira, o secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, e o presidente da Codevasf, Guilherme Gonçalves, acompanharam a visita. 

CTRL C+CTRL V ~ Obras do Canal do Sertão geram emprego e renda em Alagoas


   Além da perspectiva de beneficiar quase dois milhões de pessoas das regiões do Sertão e Agreste de Alagoas, o Canal do Sertão emprega cerca de dois mil trabalhadores em sua construção. As projeções foram apresentadas nesta segunda-feira (12), durante exposição realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para o governador Teotonio Vilela Filho e outros secretários estaduais.
 
   O Canal do Sertão, cujo primeiro trecho da obra (km 0 ao km 45) já foi concluído, tem atualmente 1.200 trabalhadores da área da construção civil dando andamento ao segundo trecho (km 45 ao km 64,7), já adiantado, e iniciando as obras do terceiro trecho (km 64,7 ao km 93).
 
   Segundo o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o número de trabalhadores empregados chegará a dois mil no decorrer das obras do terceiro trecho do Canal. Numa estimativa para 30 anos, o projeto visa beneficiar quase dois milhões de alagoanos. “Os benefícios da obra já são inquestionáveis. São milhares de trabalhadores empregados pelo projeto que vai beneficiar, direta ou indiretamente, todo o Estado”, disse.
 
   O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, ressaltou a celeridade da obra e os benefícios do Canal do Sertão para os pequenos produtores da região. "O canal se destina ao pequeno produtor rural de Alagoas. Esta é a diretriz do governador Teotonio Vilela Filho para a obra e assim ela está sendo desenvolvida", disse o secretário.
 
   Estiveram presentes à reunião os secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas; da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante; do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã Vilela; do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira; e do secretário executivo do Gabinete do Governador, Herbert Motta.

Em reunião, governador falou benefícios do Canal do Sertão. Foto: Tércio Cappelo


 

Texto: Juliana Duarte