Minha Equipe (:

Minha Equipe (:
... E se saudade matasse ??

sexta-feira, 6 de abril de 2012

CTRL+C CTRL+V ~ Obras já começaram no terceiro trecho do Canal do Sertão

O novo trecho já emprega 300 trabalhadores.

Maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão já está com seu terceiro trecho iniciado, gerando emprego e renda para a população sertaneja. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), 1,7 mil trabalhadores atuam nas obras, 300 deles na construção da primeira etapa do terceiro trecho, entre o km 64,7 e o km 77,8 do Canal.

Fonte: Primeira Edição

   O número de empregos, afirma o secretário da pasta, Marco Fireman, deve chegar a 2,5 mil com o avanço das obras. "Hoje temos 1,4 mil trabalhadores no segundo trecho do Canal do Sertão e mais de 300 somente no início do terceiro. Quando as obras estiverem adiantadas, teremos contratado mais 600 homens, gerando de uma só vez 2,5 mil empregos. O melhor é que 90% deles são trabalhadores sertanejos, que continuarão sendo beneficiados após o projeto", explica Marco Fireman.

   O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa. O terceiro trecho da obra tem mais de 28km de extensão e compreende o perímetro entre o km 64,7 e o km 93. As obras da primeira etapa do trecho, até o km 77,8, foram viabilizadas com recursos federais, garantidos pelo governador Teotonio Vilela Filho junto ao Ministério da Integração, em dezembro de 2011.

   Os trabalhos estão em fase de terraplenagem, com trechos em escavação e outros em aterro, além da construção dos canteiros de obras para adaptação e melhor desempenho dos trabalhos, com oficinas, armazenamento de materiais, central de concreto, administração, auditório, refeitório e ambulatório.

CTRL+C CTRL+V ~ Técnicos debatem estratégias de produção para o Canal do Sertão

   As estratégias de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva para o perímetro do Canal do Sertão serão discutidas por técnicos e gestores do governo do Estado, na próxima semana, num encontro que terá como foco a ovinocaprinocultura, uma das atividades que serão fomentadas no entorno do Canal e que já faz parte das práticas dos agricultores da região.


   O encontro está marcado para terça-feira, 10 de março, das 08:30h ao meio dia, no auditório Aquatune, Palácio dos Palmares. Participam técnicos da Embrapa Solos, da empresa Project, que presta assistência na região irrigada de Petrolina e Juazeiro, nos estados de Pernambuco e Bahia, respectivamente, além de consultores. Eles vão falar sobre características edafoclimáticas da região do Canal do Sertão, panorama da ovinocaprinocultura no Brasil, experiência nos projetos Salitre e Pontal, em Petrolina, e sobre o modelo de exploração a ser adotado na região do canal.

   "Já temos projetos elaborados para o perímetro do Canal do Sertão, que serão apresentados e discutidos nesse encontro. Para enriquecer a discussão, vamos trazer especialistas de outras regiões do Brasil, que também trabalham em áreas secas com irrigação", comentou o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

   "Além de água, todas as áreas nos projetos Salitre e Pontal possuem assistência técnica. Assim, as famílias estão agregando valor aos seus produtos, formando associações e cooperativas, e comercializando. Algumas até já possuem uma logomarca própria para os produtos, que identifica aquela região”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, que participou da visita.

   Além da Seagri, Seinfra e Faeal, as ações para promoção da inclusão produtiva na região do Canal do Sertão contam com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Acooal), do Sebrae/AL e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), entre outras entidades e associações de produtores.