Minha Equipe (:

Minha Equipe (:
... E se saudade matasse ??

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Canal do Sertão Alagoano ~ Histórico




Considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste do Brasil, o Canal do Sertão começou a ser construído com recursos estaduais, antes de passar a receber verbas federais. Entre discussão do projeto e a realização efetiva da obra, que terá 250km, já se passaram mais de 20 anos.

O Canal começa em Delmiro Gouveia, no Sertão, e se estende até o município de Arapiraca, Agreste alagoano. Nos primeiros 1.700m do Canal, a água será levada até a estrutura de transição por bombeamento (através das subestações) e, em seguida, por gravidade, até a cidade de Arapiraca.

O Canal deve receber aportes de mais de R$ 600 milhões, até 2010. São 250km de canais, que vão beneficiar 43 municípios e uma população de quase um milhão de habitantes, até 2013, com 26 mil hectares de perímetros irrigados, que inclui cinco grandes projetos de agrovila: Pariconha I e II; Delmiro Gouveia e Inhapi I e II.

Estação Elevatória
Montante da TR-01
Comporta
Canal Retangular em Rocha
Ponte Canal
Travessia de Animais e Veículos
Canal Adutor Alagoano

Fotos: Hidroconsult Consultoria, Estudos e Projetos S/A


"A saída para a seca alagoana, portanto, tinha de passar pelo Velho Chico. O projeto já está
sendo considerado uma das maiores e mais modernas obras de engenharia hídrica do mundo."

Senador Federal Renan Calheiros

Um comentário:

  1. Pariconha, que viagem no tempo: esse texto foi postado há quase 10 anos! Feliz aniversário da primeira década desse post! Parabéns!

    ResponderExcluir