Minha Equipe (:

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... E se saudade matasse ??

domingo, 14 de março de 2010

Dia 12: 05/02/2010

Hoje foi um dia tão booom, e muito agitado também.

Hoje foi meu primeiro dia, DECLARADO POR MIM, OFICIAL, com Jorildo, o Técnico em Ferragens e Concreto; uma vez que na quarta-feira os empecilhos prejudicaram-me hauhauaa.

Seguindo nosso trecho, paramos no Canal Retangular 03, onde haveria liberação de concreto nas paredes deslizantes. O R-03 (E1432-E1437), o menor de todos, possuindo apenas 5 módulos, o que corresponde a 100m. Além disso, a armação da transição de montante do R-03 já estava executada, e agora só havia a limpeza da mesma.

Descendo ao local da obra, no início, módulo 05, concretado há mais de uma semana, vimos que a estrutura erguida ficou com deformação na parte interna e externa ("barrigas"). Todavia, como a mesma terá reaterro não influenciará em sua estabilidade, e quanto a parte interna, já que terá água, é utilizado um aço mais grosso, de 12,5mm e 10mm externo.

Seguindo em direção ao módulo em execução, alguns centímetros já haviam sido erguidos. Observando o que estava sendo feito, Jorildo me explicou. Entre os macacos hidráulicos, usados nas paredes, há uma mangueira. Por esta, corre o óleo hidráulico. O óleo pressiona a mangueira e por essa pressão, força os macacos e por consequência, faz as paredes de concreto deslizarem de acordo com a fôrma.

Elevação das Paredes

Macacos Hidráulicos


Já entre os módulos é aplicado a borracha (Junta Fugenband) e isopôr, que depois do módulo aplicado é retirado para aplicação da Junta Jeene. As Juntas, funcionando coletivamente, impedem a ruptura ou fraturas da estrutura quando a mesma sofre dilatação do concreto, e impede a entrada de ar, água, etc no vazio que fica entre os módulos.

Transporte de Concreto Armado

Junta Fugenband

Parede concluída e Armação de Módulo

Estagiária

Visto isto, Jorildo me apresentou o Projeto da Estrutura de Fôrmas e da Estrutura da Armação. Eu quase indoido!

O Projeto de Canal Retangular é o mesmo em todos, só com diferença em seu tamanho.

De acordo com ele, temos que:

~ No local de transição é feito um 'i' --->, indicando a direção e sentido do fluxo da água, este de montante para jusante.

~ O Canal Retangular tem 6m de largura e 5m de altura.

~ A largura das rampas laterais, concretadas com concreto de 2º estágio nas transições tem 4,95m em seu ponto de abertura mínimo, e no ponto máxim chega a 5,3m; este no fundo do Canal.

~ Já que a largura da abertura da transição chega a 5,3m, este será o valor da largura do Canal trapezoidal, pois sabemos que se encaixam.


À tarde, voltando ao R-03, já estavam dispondo de caminhão-betoneira lá no fundo do Canal, e com um guindaste, um caminhão-guindaste, levava o concreto ao local de sua aplicação.

Sabe-se que o Caminhão-Betoneira gira em sentido horário, homogeneizando e batendo o concreto; e em sentido anti-horário, quando é necessário liberá-lo.


A seguir, fotos feitas por Dantas:

Regularização das Bermas do Canal Trapezoidal

Equipe topográfica fazendo levantamentos

Canal Retangular 04

Escavação do R-04

Sapatas da Ponte Canal 06

Erguição de torres da Ponte Canal 06

Transição de jusante da Comporta 05

Comporta 05

Concretagem da Transição de montante do R-03

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