Minha Equipe (:

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... E se saudade matasse ??

domingo, 14 de março de 2010

Dia 13: 08/02/2010

Oieee :D

Falando como se estivéssemos no dia 08 de fevereiro ^^...

Bom, hoje houve a liberação da deslizante das paredes do módulo 1 do Canal Retangular 03. Esta sendo a primeira parada do dia porque Jorildo, o Técnico em Concreto e Ferragens devia estar presente e acompanhar essa liberação.

Do R-03 nos dirigimos à TR-02, onde o a armação da laje superior estava quase concluída para posterior liberação de concreto. Abaixo a Travessia há muitos ferros que servem dão sustento ao peso da estrutura + o peso daqueles que trabalham encima dela.
Esses ferros, sendo o V12 e o V3, sendo este o V12 com sentido longitudinal e peças maiores e o V3 com sentido transversal e peças menores, garantindo a sustentação.

Da TR-02, fomos a TR-01 e descemos no fundo da transição de montante. Jorildo tinha como objetivo me mostrar como devia ser após conclusão da obra, para garantir a resistência da mesma e como a Travessia deve comportar-se diante do peso a qual será submetida (refiro aos carros que por ela passa diariamente). Sinceramente, a estrutura erguida em si não tinha ''boa aparência", mas falo do ponto de vista de BELEZA, mas pode-se notar que mesmo com a água que lá havia, vinda das chuvas, a estrutura não apresentava dano algum.
Na transição de jusante da TR-01, o Auxiliar Tenório ficou à espera do pessoal que levaria o material para a concretagem das rampas da transição. O material usado nas rampas de todas as estruturas de transição é o chamado Concreto de 2° Estágio.

Então, para comparação fomos a um ponto aparte onde há uma pequena ponte, ainda na BR-423 e descemos ponte abaixo. No local, a ponte se mostrava totalmente desgastada, com bastante armação amostra, consequência da ferrugem e um enorme pedaço de madeira que ficava no canto da ponte para ajudar a mesma a resistir ao peso ao qual é submetida todos os dias.

E partimos para a Ponte Canal 06.
Na Ponte 06 uma das Sapatas havia sido finalizada e a partir dela, seriam erguidas as torres.

Sapata da Ponte Canal 06

Concluído o roteiro da manhã, hora do almoço.

À tarde, fomos inicialmente à Ponte Canal 05, os operários desmontavam as fôrmas utilizadas para deslizamento. O módulo 02 havia sido concluído.

Jorildo na montante da Ponte Canal 05

Operários desmontando fôrmas

No mesmo local, os operários já preparavam outro módulo para início de concretagem, agora do módulo 03. Para preparação da armação, estas devem ser limpadas, a região concretada onde o novo concreto será derramado deve estar áspera para que o concreto cristalize e haja a união do concreto que há com o novo.

Na transição de jusante da Ponte, cuja base já havia sido concretada, foi posto o Bidim, este com objetivo de impermeabilizar e impedir a entrada de areia ou outro material prejudicial ali.

Jusante da Ponte Canal 05

Por fim, a preparação para concretagem de quaisquer região deve ser feita a partir de máquinas ou manualmente, mas será considerada após visualização da região.

Ponte Canal 05

Ao sairmos da Ponte 05, seguimos em direção à Comporta 05. Lá estava tudo calmo. A jusante já havia sido concretada (a base, laje inferior) e estava em processo de cura. Quanto à montante, a armação da mesma estava em execução.

Jusante da Comporta 05 em processo de cura do concreto na laje inferior


Armação de montante da Comporta 05

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