Minha Equipe (:

Minha Equipe (:
... E se saudade matasse ??

domingo, 14 de março de 2010

Dia 14: 09/02/2010

Hoje foi um dia tããão divertido! *.*

Juro que nuuuuuunca pensei que trabalhar com pessoas mais velhas, com toda essa movimentação e com toda a responsabilidade que uma construção exige fosse ser tãão boom.
Tudo beeeem que eu não trabalho né! Mas confesso que ver a animação dos trabalham (que não é coisa fácil), conviver com eles, andar muuito (seja de carro ou a pé, raramente), prestar atenção no que acontece, anotar e entender, é muuito inspirador. :)))

Hoje, dia de DDS, EU cheguei atrasada, e claro que me envergonho disso :x maas.. não há como mudar, neaah! Hoje foi o dia do ilustríssimo Eng° Residente Benedito, a quem nunca pedi desculpas por não ter chegado a tempo de ouvir suas palavras :/

Apresentação de DDS (foto retirada de relatórios)

Então, como não há como retornar àquela data, vamos ao nosso dia. Ao chegar à obra, como eu estava 'atraasada', Eng° Benedito, como boom colega que é, me levou à obra-de-arte Canal Retangular 03, onde Jorildo estava a minha espera.

Chegando lá no R-03, já fuui iniciando meu dia percebendo as fôrmas do módulo 03 estarem sendo retiradas para serem usadas em outro módulo e assim a forma ficar totalmente concluída.

Saindo da R-03, seguimos à Ponte Canal 05, ver o que havia sido feito de ontem pra hoje. Lembrando que ontem, dia 08 de fevereiro, os operários limpavam o local onde o concreto seria incluído para que o concreto que lá já havia relacionasse com o que seria imposto, e assim evitaria abertura na estrutura de concreto armado.
Ao ver o módulo 03, onde seria liberado o concreto, foi perceptível que a base onde o concreto iria penetrar estava lisa, não atendendo as necessidades. Pois, ao se encontrarem, o concreto não se misturaria formando um só, mas endureceria e continuaria poroso, causando infiltrações.

Sujeiras entre as paredes do módulo 02 da Ponte Canal 05

Estagiária na montante da Ponte Canal 05

Reginaldo

Estagiária e Reginaldo, alegria em trabalho

²

Jorildo e Estagiária na montante da Ponte Canal 05

Da Ponte Canal 05 seguimos para a execução da Ponte Canal 06. No local houve liberação de uma sapata para erguirem a Torre, posteriormente.
Nas fôrmas da Sapata, foi visto aço em formato de 'S'. Desse modo, é interessante saber que esse tipo de ferragem garante maior adesão e sustentação da Ponte, não danificando a Torre prestes a ser erguida.

Liberação da armação da Sapata da Ponte Canal 06

Para completar a "corrida" da manhã, seguimos então para Comporta 05, onde não houve muita mudança no decorrer da execução, pois ainda havia montagem da armação da transição de montante.

Concreto da Laje inferior da Comporta 05 em processo de Cura

Armação da transição de montante da Comporta 05

Comporta 05 em execução

Na parte 'vespertina', conversei com Jorildo e falei com ele para ficar no Laboratório de Concreto. Assim o fiz. O Técnico do Laboratório Francisco Erisaldo estaria a minha espera.
Quando todos seguiram para o campo, após o almoço, segui para o Laboratório.

Hoje eu presenciaria o rompimento de Corpo de Prova.

Tanques de Cura no Laboratório de Concreto

Fôrmas Cilíndricas

No dia, foi analisado que:

~ o corpo de prova é moldado a partir das coletas feitas no solo.
~ a cada Caminhão Betoneira (volume de 28m³), 6 corpos de prova são moldados, afim de garantir maior resistência do material.
~ os corpos de prova ficam em repouso de 3 a 28 dias.
~ os cilindros pequenos, de 100x200 (raioxaltura em mm) são para obras-de-arte (como Canal Retangular, Comporta, Travessias...) e os cilindros maiores, de 150x300 são para Bueiros, visto que as britas usadas têm maiores diâmetros.
~ de 3 à 28 dias em repouso, o corpo de prova deve atingir seu mpA.
~ o bloco com dias inferiores em repouso tem mais facilidade de atingir seu mpA. Todavia, deve-se usar os blocos do mesmo empréstimo para verificar se o mpA pode ser atingido com 28 dias.


Estagiária metendo a mão na areia

Construção de corpos de prova

Despejando areia na fôrma

Corpos de Prova

Equipamentos para Rompimento de Corpo de Prova

Limpando a Prensa elétrica

Preparando a amostra na Prensa

Ligando a Prensa

Quanto aos rompimentos feitos nesta data, os blocos maiores deram um valor de mpA maior que o normal, e isso quer dizer que há cimento demais, o que diminui a resistência doconcreto.
Os blocos devem atingir em torno de:
1- 11mpA > para concreto magro
2- 20mpA > para revestimento de Canal
3- 25mpA > para paredes deslizantes

Contudo de acordo com experimento o bloco menor deu, com apenas 3 dias: 21mpA 23mpA, e como é para concreto, o maior prevalece. Já com 07 dias, deu em torno de 14mpA. Com 28 dias obloco que deveria alcançar 25mpA chegou a 40,3mpA.
Segundo as indicações de Erisaldo, o Técnico do Laboratório de Concreto, para a Empreiteira, a Construtora Queiroz Galvão, isso é péssimo porque elas recebem dinheiro para o material atingir 25mpA; então, diante do alto valor de 'mpA' atingido, quer dizer que há excesso de cimento, logo, a Construtora está usando muito cimento e ganhando para uma quantidade inferior.

Vale ressaltar que o valor de 'mpA' a ser atingido segue as características do terreno de onde o material foi coletado e a finalidade do concreto.
A seguir, fotos de relatório de Dantas:
Execução do Bueiro Duplo E1442-E1443
Armação da laje superior e da transição de montante da
TR-02
Superfície de execução do Bueiro Triplo E1442-E1443

2 comentários:

  1. parabéns, ótimo trabalho, observei ai muita organização no laboratório: gilmar377@hotmail.com MS TECNOLOGIA E CONSULTORIA DE BAURU SP

    ResponderExcluir
  2. Ahh Muito Obrigada. O Laboratório de Concreto é bem organizado mesmo. Adorei acompanhar :)

    ResponderExcluir